Roçadeira 545FR– Husqvarna

Roçadeira 545FR– Husqvarna

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descrição:

Husqvarna 545FR é uma roçadeira completa com lâmina de 3 pontas, lâmina circular Scarlet e, fio de náilon. Essa flexibilidade a torna uma solução ideal para pessoas que precisam dos benefícios em um único produto. O motor X-Torq® fornece potência e excelente economia de combustível. O sistema de amortecimento de vibrações LowVib® maximiza o conforto e o controle do usuário.
 

especificações técnicas:

 Motor

Cilindrada    45,7 cm³
Diâmetro do cilindro 42 mm
Curso 33 mm
Velocidade do eixo de saída 88000 rpm
Potência máxima 2,1/ 9000 kW/ r/min
 

instruções:

  • Se utilizar roçadoras de relva, de arbustos ou aparadores de uma forma incorreta ou desadequada, estes podem transformar-se em instrumentos perigosos, causando ferimentos graves ou até a morte do utilizador ou de outras pessoas. É extremamente importante que leia e compreenda o conteúdo deste manual do utilizador.
  • A máquina destina-se em apenas cortar e aparar relva e/ou a trabalhos de desbravamento florestal.
  • Os únicos acessórios em que pode utilizar este motor são os equipamentos de corte recomendados na secção.
  • Antes de ligar a máquina é necessário instalar todas as coberturas e proteções. Certifique-se de que a cobertura da vela de ignição e o cabo não apresentam danos. Caso contrário, corre o risco de choque elétrico.
  • O utilizador da máquina tem de assegurar que durante a utilização da mesma não se encontra qualquer pessoa ou animal num raio de 15 metros.
 
  •  
Utilize capacete se o arbusto em que vai realizar os trabalhos tiver mais de 2 metros de altura.
 
Protetores acústicos:
 
Utilize protetores acústicos com suficiente insonorizarão.
 
Proteção ocular:
 
Utilize sempre proteção ocular aprovada. Mesmo com viseira, é necessário utilizar óculos de proteção aprovados.
 
  •  
 
Deve-se utilizar luvas quando for necessário por ex: na montagem do equipamento de corte.
 
  •  
 
Utilize botas estáveis antiderrapantes.
 
Equipamentos de Segurança da Máquina:
 
 
Bloqueio do acelerador:
 
O bloqueio do acelerador foi concebido para evitar a ativação involuntária do acelerador. Ao pressionar o bloqueio, o acelerador é libertado. Ao soltar o punho, tanto o acelerador como o bloqueio regressam às suas posições originais. Isso é feito através de dois sistemas de molas de retorno independentes um do outro. Nesta posição o acelerador fica bloqueado automaticamente na marcha em vazio.
Certifique-se de que o acelerador está fixo na posição de marcha em vazio quando o bloqueio é libertado.
Pressione o bloqueio do acelerador e certifique-se de que este regressa à sua posição original quando libertado.
Verifique se o acelerador e o bloqueio do acelerador funcionam com facilidade e se os seus respectivos sistemas de mola de retorno funcionam corretamente.
 
Interruptor de paragem:
 
Certifique-se de que o motor para sempre que pressiona e liberta o interruptor de passagem.
 
Proteção do equipamento de corte:
 
Esta proteção destina-se a evitar que objetos soltos sejam lançados contra o utilizador. A proteção evita também que o utilizador entre em contato com o equipamento de corte.
Verifique se a proteção está em bom estado e sem fissuras. Troque a proteção se esta tiver sido sujeita a golpes ou se apresentar fissuras.
Utilize sempre a proteção recomendada para o equipamento de corte específico.
A utilização de corda de corte mal enrolada ou de um equipamento de corte incorreto aumenta o nível de vibrações.
 
Suporte com desengate rápido:
 
O suporte dispõe de um desengate rápido de acesso fácil, instalado na parte dianteira, para emergências nas quais necessite de se libertar da máquina e do suporte.
Verifique se as alças do suporte estão corretamente posicionadas. Quando o suporte e a máquina estiverem ajustados, verifique se o desengate de rápido do suporte funciona.
 
Silenciador:
 
O silenciador foi concebido para reduzir o nível de ruído e para afastar os gases de escape do utilizador.
 
Porca de fixação:
 
Para segurar alguns tipos de equipamento de corte utilizam-se porcas de fixação.
Ao montar, apete a porca no sentido oposto ao sentido de rotação do equipamento de corte. Para desmontar, desaperte a porca no sentido da rotação do equipamento de corte. (A porca tem rosca à esquerda). Aperte a porca com a chave de caixa.
O revestimento de nylon da porca de fixação não deverá estar gasto a ponto de se poder apertar manualmente. O revestimento deve apresentar uma resistência mínima de 1,5 Nm. A porca deve ser substituída depois de ser apertada cerca de 10 vezes.
 
Equipamento de corte:
 
Esta secção mostra como o utilizador, através de uma manutenção correta e da utilização do equipamento de corte correto, poderá:
  • Reduzir o risco de arremesso da lâmina.
  • Obter o máximo rendimento de corte.
  • Aumentar a vida útil do equipamento de corte.
 
As Lâminas e cortadoras de relva destinam-se a cortar relva espessa.
O cabeçote de recorte destina-se ao corte de relva.
 
Gasolina:
Cuidado: utilize sempre uma mistura de óleo/gasolina de boa qualidade (com um mínimo de 90 octanas). Utilize, sempre que possível, gasolina ecológica, a chamada gasolina com base em alquilatos.
 
Óleo para motores a dois tempos:
 
Para garantir o melhor desempenho e durabilidade do motor, deverá optar pelo óleo Husqvarna XP, pois foi especialmente formulado para os nossos motores a dois tempos arrefecidos a ar. Na mistura de combustível, utilize apenas óleo para motor a dois tempos totalmente sintético e de elevada qualidade.
Nunca utilize óleo para motores a dois tempos arrefecidos a água, também chamado óleo para motores fora da borda ou óleo marítimo.
Nunca utilize óleo para motores a quatro tempos.
 
Mistura:
 
A mistura é de 50:1.
Misture sempre gasolina e óleo num recipiente limpo e aprovado para combustível.
Comece sempre por juntar a metade da gasolina a ser misturada. Junte depois todo o óleo. Agite bem a mistura de combustível. Por fim, junte a restante gasolina.
Agite bem toda a mistura de combustível antes de a colocar no depósito de combustível da máquina.
 
Verificação pré-arranque:
 
Verifique a existência de fissuras na base dos dentes ou no orifício central da lâmina. O motivo mais comum de formação de fissuras são cantos afiados na base dos dentes, criados por afiação ou por pelo fato de a lâmina ter sido utilizada com dentes cegos. Elimine a lâmina se verificar a presença de fissuras.
Verifique se o flange de apoio apresenta alguma fissura provocada por tensão ou aperto excessivo. Elimine o flange de apoio se verificar a presença de fissuras.
Certifique se que a porca de fixação não perde a sua força de fixação de, no mínimo, 1,5 Nm. O binário de aperto da porca de fixação deve ser de 35-50 Nm.
Verifique se o cabeçote de recorte e a proteção de recorte não representam danos e fissuras. Substitua o cabeçote de recorte ou a proteção de recorte se tiverem sido sujeitos a golpes ou se apresentarem fissuras.
Nunca utilize a máquina sem proteção ou com proteção danificada.
Todas as coberturas devem estar devidamente montadas e intactas antes do arranque da máquina.
 
Arranque e paragem:
 
Motor frio:
 
Estrangulador: Ponha o comando na posição de estrangular.
 
Bomba de combustível: Premir a bolha de borracha da bomba de combustível repetidas vezes, até que o combustível comece a encher a bolha. Não é necessário encher a bolha completamente.
 
Motor quente:
 
Use o mesmo procedimento de arranque para motor frio, mas sem por o estrangulador na posição de estrangular.
 
Para punhos do acelerador com bloqueio de aceleração de arranque:
 
Coloque o acelerador na posição de arranque premindo o bloqueio do acelerador e o acelerador e, de seguida, premindo o botão de aceleração de arranque. Depois liberte o bloqueio e o acelerador, seguido do botão de aceleração de arranque. A função de aceleração está agora ativada. Para voltar a colocar o motor na marcha em vazio, prima novamente o bloqueio do acelerador e o acelerador.
 
Paragem:
Para o motor premindo e libertando o interruptor de paragem.
Manutenção:
 
A vida útil da máquina pode ser afetada e o risco de acidentes pode aumentar se a manutenção da máquina não for correta e se as revisões e reparações não forem executadas de forma profissional. Para obter mais informações, entre em contato com o concessionário com a assistência tecia autorizado mais próximo.
 
Carburador:
 
Função: O carburador regula a rotação do motor através do acelerador. O ar e o combustível são misturados no carburador.
O parafuso em T regula a posição do acelerador na marcha em vazio. Ao rodar o parafuso em T para a direita, verifica-se o aumento da marcha em vazio; se o rodar para esquerda, verifica-se a diminuição da marcha em vazio.
Ajustamento básico:
As definições básicas do carburador são ajustadas durante os testes na fábrica. A afinação deve ser efetuada por um técnico com formação.
Afinação da marcha em vazio com parafuso em T:
Afine a marcha em vazio com o parafuso de ajuste em T, caso seja necessário. Rode primeiro o parafuso de ajuste em T para direita até que o equipamento de corte comece a rodar. De seguida, rode o parafuso para esquerda até o equipamento de corte parar. Quando o motor funcionar regularmente em todas as posições, isso significa que a marcha em vazio este ajustada corretamente. Deve haver uma boa margem até a marcha em vazio em que o equipamento de corte começa a rodar.
Ajuste da velocidade de aceleração de arranque:
Para se obter a velocidade de aceleração de arranque conecta, existe um ajuste junto da parte traseira do punho, junto do cabo. Com esse parafuso é possível aumentar ou reduzir a velocidade de aceleração de arranque.
Silenciador:
O silenciador foi concebido para reduzir o nível de ruído e para afastar os gases de escape do utilizador. Os gases de escape são quentes e podem conter faíscas que podem causar incêndios, se os gases forem expelidos em direção a material secos e inflamáveis.
Os silenciadores estão equipados com uma rede retentora de faíscas especiais. A rede deve ser verificada e, se necessário, limpa por um concessionário com assistência técnica. Se a rede estiver danificada, deve proceder à sua substituição.
Uma rede que se apresente obstruída com frequência, pode ser indício de que o funcionamento do catalisador está reduzido. Contate o concessionário com assistência técnica para verificar o silenciador.
 
Vela e ignição:
 
O funcionamento da vela de ignição é sensível a:
  • Um carburador mal ajustado.
  • Uma mistura de combustível incorreta (óleo a mais ou de tipo errado).
  • Um filtro de ar sujo.
Estes fatores causam a formação de depósitos nos elétrodos da vela de ignição e podem ocasionar problemas no funcionamento e dificuldades em arrancar.
 
Filtro de ar:
 
O filtro de ar tem de ser limpo regularmente para remover a poeira e sujidade e assim evitar:
  • Avarias do carburador
  • Problemas de arranque
  • Diminuição da potência do motor
  • Desgaste desnecessário das peças do motor
  • Consumo de combustível excessivo
Limpe o filtro após 25 horas de funcionamento ou mais frequentemente em ambientes de muita poeira.
 
Limpeza do filtro de ar:
 
Desmonte a cobertura do filtro de ar e remova o filtro. Lave-o bem com água quente e sabão. Passe por água abundante. O filtro deverá estar seco antes de o voltar a colocar.
 
Engrenagem angular:
 
A engrenagem cónica é lubrificada de fábrica com a quantidade de massa lubrificante necessária. No entanto, antes de utilizar a máquina, deve verificar se a engrenagem cónica apresenta ¾ do volume total de massa lubrificante. Utilize massa lubrificante especial.
 
Eixo motriz:
 
O veio de acionamento deve ser lubrificado com massa todos os três meses, na utilização a tempo inteiro.
 
 

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