Pulverizador Motorizado 321S15 – Husqvarna

especificações técnicas:

Capacidade do Recipiente: 15 L
Descarga: 4 l/Min
Peso: 9,2 kg
Deslocamento do cilindro: 25.4 cm³
 

instruções:

Segurança:
 
Para um funcionamento seguro Antes de utilizar este produto, leia cuidadosamente este manual do operador para assegurar o funcionamento correto. Seguem-se precauções que devem ser respeitadas para utilizar o produto sem problemas. Noutro ponto do manual, a marca de aviso é utilizada para chamar a sua atenção para estas precauções.

Antes de utilizar o produto:

•Este produto foi concebido principalmente com o objetivo de pulverizar produtos químicos para o controlo de pragas e herbicidas. Não deve ser utilizado para qualquer outro fim, uma vez que pode provocar acidentes imprevistos.
•Uma vez que este produto utiliza produtos químicos agrícolas que requerem um funcionamento cuidado, a utilização incorreta pode ser perigosa. Não utilize este produto se estiver cansado ou em más condições físicas, ou se não conseguir avaliar corretamente ou operar com precisão, por exemplo, após tomar medicamentos para constipações ou beber álcool. Além disso, as crianças ou pessoas que não tenham capacidade para compreender o conteúdo deste manual não devem, em circunstância alguma, ser autorizadas a utilizar o produto.
• Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono tóxico. Não use o produto em espaços interiores, em casas ou túneis de vinil, ou em outros locais pouco arejados.
• Não utilize este produto nos seguintes casos.
 1. Caso haja a possibilidade de o produto cair ou noutras situações em que seja difícil de o segurar ou operar.
2. Após o pôr-do-sol ou em outras alturas em que a visibilidade seja fraca e a segurança da área de pulverização seja difícil de determinar.
3. Em condições climatéricas adversas (chuva, nevoeiro, ventos fortes, relâmpagos, etc.)
• Aquando da primeira utilização e antes de iniciar a pulverização, receba orientações sobre o funcionamento do produto de uma pessoa com experiência adequada.
• A fadiga reduz a capacidade de concentração e aumenta o risco de acidentes. Ao planear o trabalho, reserve bastante tempo para as tarefas, definindo um limite de 30-40 minutos para sessões de pulverização únicas e intervalos de 10-20 minutos entre as sessões. Além disso, não pulverize durante mais de 2 horas no mesmo dia.
• Tenha muito cuidado com este manual do operador e consulte-o periodicamente para obter informações adicionais.
• Se vender ou emprestar este produto, este deve ser acompanhado por este manual do operador.

AVISO

• Verifique se o suporte de borracha amortecedor não apresenta fissuras nem se encontra danificado de qualquer outra forma. Tenha em atenção que se não substituir o suporte de borracha quando este apresentar fissuras ou danos, este pode soltar-se da respetiva estrutura durante a utilização, o que pode provocar ferimentos graves.
• Se danificado, não se esqueça de o substituir sem demoras.
  1. Se não cumprir o horário de trabalho ou o método de trabalho, pode ocorrer uma lesão por esforço repetitivo (LER). Em caso de desconforto, vermelhidão e inchaço dos dedos ou qualquer outra parte do corpo, consulte um médico para evitar que a sua condição piore.
  2. Para evitar queixas de ruído, utilize o produto, de modo geral, entre as 8h00 e as 17h00 nos dias úteis e das 9h00 às 17h00 aos fins de semana.
 
Verifique e siga as regulamentações locais quanto ao nível sonoro e às horas de trabalho para o produto.
 
Precauções antes de começar a pulverizar:
 
• Certifique-se de que tem vestuário de proteção, proteções de cabeça, botas e luvas de borracha, máscara de proteção, óculos, toalha, creme de proteção, etc. adequados, para evitar que os produtos químicos entrem em contato com a pele ou entrem nos pulmões. Ao pulverizar, use este equipamento de proteção para evitar qualquer risco de ferimentos.
• Armazene os produtos químicos numa caixa de arrumação fechada, num cacifo ou noutro local seguro, fora do alcance das crianças. • Leia cuidadosamente as instruções para a utilização de produtos químicos e familiarize-se com o nível de toxidade, os métodos de utilização, etc.
• Tenha em atenção toda a área que irá pulverizar para se certificar de que não polui a rede de abastecimento de água, rios, lagos, etc., nem provoca ferimentos em residentes, transeuntes, gado, etc. • Prepare-se fisicamente um dia antes de começar a pulverizar, reduzindo, por exemplo, as bebidas alcoólicas ou o trabalho noturno. Não permita que crianças, animais, etc., entrem na área de pulverização de produtos químicos.
• Antes de pulverizar, prepare-se totalmente inspecionando os bocais do pulverizador e verificando se existem anomalias, por exemplo, ligações da mangueira de pulverização ou parafusos soltos, fugas de combustível, juntas de líquidos avariadas ou partidas, ou danos na faixa de transporte.
 
Precauções ao transportar produtos químicos:
 
• Ao transportar produtos químicos, manuseie com cuidado para se certificar de que não acontece qualquer derrame de produtos químicos a partir de sacos rasgados, garrafas partidas ou tampas soltas.
• Não transporte produtos químicos e alimentos no mesmo recipiente.
 
Precauções ao transportar o pulverizador:
 
• Não transporte o pulverizador enquanto este contiver produtos químicos ou combustível no depósito, uma vez que estes podem verter após um impacto durante o transporte.
• Ao transportá-lo num veículo, utilize um cabo ou semelhante para fixar o pulverizador com firmeza no reboque de mercadorias, numa posição vertical. Não o transporte numa bicicleta ou num motociclo, uma vez que tal é perigoso.
• Se for necessário deslocar manualmente o aspersor ao longo de uma curta distância, utilize os punhos localizados em ambos os lados do depósito para o deslocar.
 
Precauções relativas ao combustível: As medidas de precaução abaixo diminuem os riscos de incêndio.
 
• Misture e verta o combustível no exterior, onde não existam faíscas ou chamas.
• Não fume nem coloque objetos quentes junto ao combustível.
• Nunca abasteça com o motor em funcionamento.
• Pare o motor e deixe arrefecer alguns minutos antes de abastecer.
• Abra a tampa do depósito devagar, ao abastecer, para dar saída lenta aos gases se houver um excesso de pressão.
• Aperte bem a tampa do depósito após abastecer.
• Afaste sempre a máquina do local e da fonte de abastecimento, antes de arrancar.
• Use reservatórios de combustível com proteção contra enchimento excessivo.
• Se derramou combustível sobre a mesma. Remova todo o líquido derramado e deixe que os restos de combustível se evaporem.
• Limpe bem à volta da tampa do depósito. A presença de sujidade no depósito causa problemas de funcionamento.
• Certifique-se de que o combustível está bem misturado, agitando o recipiente antes de encher o depósito.
 
Precauções ao reabastecer produtos químicos:
 
• Antes de encher o depósito com produtos químicos, certifique-se de que a válvula da torneira está completamente em repouso.
• Após reabastecer os produtos químicos, aperte firmemente a tampa do depósito. Se não estiver completamente apertada, a tampa pode soltar-se durante a pulverização, o que acarreta o risco de exposição física aos produtos químicos.
 
Precaução ao arrancar o motor:
 
• Mantenha as crianças, os animais, etc., afastados ao ligar o motor e iniciar a pulverização.
 
Precauções ao pulverizar:
 
• Uma vez que, normalmente, o vestuário de proteção proporciona má ventilação e, consequentemente, coloca o corpo sob tensão, existe o risco de contrair uma insolação ou outras doenças ao trabalhar durante longos períodos de tempo sob temperaturas elevadas. Evite pulverizar em dias quentes; em vez disso, procure alturas bem cedo na manhã e ao final da tarde em que as temperaturas são relativamente baixas e ventos são fracos.
• Ao começar a trabalhar, preste a devida atenção ao tempo de pulverização, à direção do vento, etc., para se certificar de que não provoca nenhuma perturbação sonora ou perigo químico em residentes, transeuntes, plantações agrícolas, etc., nas proximidades.
• Durante a pulverização, segure sempre o punho com firmeza e tenha cuidado para não apontar o bocal na direção de pessoas e animais.
• Durante a pulverização, tenha cuidado com a direção do vento e permaneça sempre contra o vento, para evitar que os produtos químicos sejam pulverizados em si.
• Se, durante a pulverização, começar a sentir-se mal, ainda que ligeiramente, consulte imediatamente um médico. Ao fazê-lo, informe o médico sobre o nome do produto químico que estavam a utilizar, as condições de utilização, etc.
• Se o pulverizador estiver inclinado, o químico pode começar a derramar através dos orifícios de ar na tampa. Ao pulverizar, certifique-se sempre de que mantém a estabilidade e o equilíbrio.
• Não toque na vela de ignição nem nos cabos da vela enquanto o motor estiver a funcionar, pois pode sofrer um choque elétrico.
• Não toque no silenciador, na vela de ignição ou noutras peças metálicas com as mãos enquanto o motor estiver a trabalhar ou imediatamente após a paragem do motor, pois existe o risco de queimaduras devido a temperaturas elevadas.
 
Precauções após pulverizar:
 
• Vede os produtos químicos não utilizados e armazene-os fora do alcance das crianças.
• Não elimine simplesmente recipientes vazios de produtos químicos, mas elimine-os em segurança, incendiando-os, enterrando-os ou utilizando outro método semelhante. Além disso, tenha muito cuidado para que a água utilizada para limpar as ferramentas de pulverização não provoque qualquer perigo.
• Inspecione completamente e faça a manutenção do vestuário de proteção, das máscaras, das luvas e de outros equipamentos de proteção, como forma de preparação para a próxima sessão.
• Após a conclusão do trabalho e a limpeza de produtos químicos e ferramentas de pulverização, o operador deve tomar imediatamente um banho ou lavar cuidadosamente as mãos, os pés, o rosto, etc. com sabão, bem como lavar a boca.
• Deve trocar todas as roupas usadas, incluindo a roupa interior, e lavá-las minuciosamente. As roupas usadas durante a pulverização não devem ser usadas novamente no dia seguinte.
• Após a pulverização, limite a ingestão de álcool e descanse bem deitando-se cedo. Se se sentir mal, ainda que ligeiramente, consulte um médico assim que possível.
      
Outras precauções:
 
• Em trabalhos de pulverização realizados durante um período de tempo prolongado, verifique regularmente o seu estado de saúde.
• Efetue a pulverização de uma forma planeada, mantendo um registo diário da data e da hora de pulverização, dos produtos químicos utilizados, da praga-alvo, do conteúdo e da duração do trabalho, e de outros detalhes.
• Tenha em atenção os seguintes pontos ao selecionar ou usar equipamentos de proteção. A. Vestuário de proteção. Escolha roupas que sejam frescas e proporcionem uma boa ventilação e impermeabilidade. Além disso, use itens que permitam a realização do trabalho de pulverização no máximo conforto e segurança. B. Capa de pulverização. Use uma capa com uma pala que seja impermeável e que o cubra o pescoço e os ombros. C. Luvas. Use luvas que dificultem a entrada dos produtos químicos e que não escorreguem, mesmo que transpire enquanto faz o trabalho. D. Avental de borracha. Ao misturar produtos químicos, use um avental comprido, espesso e largo que não possa ser penetrado por salpicos de produtos químicos. E. Máscara, óculos de proteção, etc. Selecione óculos de proteção, máscara, botas de borracha, lava-olhos e creme protetor, etc., tendo em atenção as normas e recomendações das organizações de promoção de segurança no trabalho agrícola.
 
Precauções de manutenção:
 
• De forma a manter as funções do produto, realize regularmente as inspeções de manutenção indicadas neste manual. Caso seja necessária a manutenção ou a substituição de peças não indicadas neste manual, consulte o seu fornecedor do produto ou revendedor de produtos Husqvarna mais próximo.
• Nunca mantenha o motor a trabalhar durante as inspeções ou manutenções.
• Não modifique o pulverizador nem desmonte o motor. Esta situação pode resultar em avarias e acidentes graves durante o funcionamento.
• Não toque no silenciador nem na vela de ignição diretamente com as mãos imediatamente após parar o motor. Existe o risco de queimaduras devido a temperaturas elevadas.
 

Montagem:
 
Para montar o pulverizador:
 
1. Ligue o conjunto da mangueira de pulverização e a saída da bomba.
2. Ligue o conjunto da mangueira de pulverização e as barras de pulverização.
3. Instale e ajuste o conjunto de correias com a unidade.
 
Para ligar o conjunto da mangueira de pulverização e a saída da bomba:
 
1. Prenda a mangueira de pulverização à saída da bomba apertando a porca de orelhas. Aperte apenas manualmente, uma vez que apertar em demasia pode danificar os encaixes da mangueira.
 
Para ligar o conjunto da mangueira de pulverização e as barras de pulverização:
 
1. Para a barra de pulverização de 3 bocais: Aperte a barra de extensão à válvula da torneira. Aperte o adaptador de bocal ISO à barra de extensão. Aperte a barra de pulverização de 3 bocais ao adaptador de bocal ISO. Certifique-se de que todas as ligações estão fixas. Aperte apenas manualmente.
2. Para a vareta de bocal único: Aperte a vareta de bocal único à válvula da torneira. Certifique-se de que a ligação está fixa. A vareta única está equipada com o ajuste de fluxo. Aperte apenas manualmente.
• Se verificar que existe uma fuga nos encaixes da vareta de bocal único, volte a apertar os encaixes com uma chave ou com um alicate ajustável.
3. Após o conjunto da mangueira de pulverização ser ligado à barra de pulverização, inspecione e certifique- -se de que todas as ligações no conjunto da mangueira de pulverização, tais como os vedantes, a válvula da torneira, o punho, a mangueira de pulverização e o punho traseiro estão bem fixos (aperte apenas manualmente).
  • Utilize o punho traseiro para ajustar o volume de pulverização e a distância de pulverização.
Para instalar e ajustar o conjunto de correias com a unidade:
1. Prenda o mosquetão ao olhal de fixação.
2. Deslize a correia do suporte sobre o ombro.
3. Ajuste o comprimento da correia para uma posição confortável e equilibrada.
• Escolha um olhal de fixação diferente, de acordo com a sua altura. Ajuste para a posição mais confortável.

Lista de verificação antes de ligar o pulverizador:

• Remova o autocolante existente na caixa de velocidades da bomba antes de ligar o motor. O orifício que se encontra abaixo do autocolante é um orifício de equilíbrio da pressão de ar. Caso não remova o autocolante, tal pode provocar uma pressão anormal e fugas de óleo de engrenagem.
Reveja o conjunto da unidade para se certificar de que realizou todas as ações seguintes:
1. Certifique-se de que lê o guia de segurança do operador e funcionamento antes de utilizar o pulverizador.
2. Verifique se as ligações das mangueiras e outras ligações, incluindo o conjunto da mangueira de pulverização, estão apertadas corretamente.
3. Certifique-se de que não existem dobras, cortes ou danos nas mangueiras.
 
Combustível:
 
• A gasolina é muito inflamável. Evite fumar ou fazer chamas ou faíscas perto do combustível. Certifique-se de que para o motor e o deixa arrefecer antes de reabastecer a unidade. Escolha um chão firme no exterior para abastecer e afaste-se pelo menos 3 m (10 pés) do ponto de abastecimento antes de arrancar o motor.
• Os motores Husqvarna são lubrificados com óleo especialmente formulado para a utilização em motores a gasolina de 2 tempos refrigerados a ar. Se o óleo Husqvarna não estiver disponível, utilize um óleo antioxidante de qualidade acrescida expressamente indicado para motores a gasolina de 2 tempos refrigerados (ÓLEO JASO FC ou ISO EGC).
• Não utilize mistura de óleo BIA ou TCW (do tipo de arrefecimento a água a 2 tempos).
 
PROPORÇÃO DE MISTURA RECOMENDADA:
 
A. GASOLINA 40: ÓLEO 1 (quando utilizar óleo Husqvarna genuíno)
B. GASOLINA 25: ÓLEO 1 (quando utilizar outro óleo)
• Estes motores estão certificados para trabalhar com gasolina sem chumbo.
• Certifique-se de que utiliza gasolina com um valor mínimo de octanas de 89 RON (EUA/Canadá: 87AL).
• A gasolina com até 10% de etanol (mistura de gasolina com álcool) ou até 15% MTBE (éter metil-t-butílico) é aceitável.
• Se utilizar gasolina com um valor de octanas inferior ao recomendado, existe o perigo de a temperatura do motor subir e, consequentemente, ocorrer um problema no motor, como a gripagem do pistão.
• Recomenda-se a utilização de gasolina sem chumbo, limpa e fresca para reduzir a contaminação do ar para o bem da sua saúde e do ambiente.
• A gasolina ou os óleos de má qualidade podem danificar os vedantes do anel, as linhas de combustível ou o depósito de combustível do motor.
 
Para misturar o combustível:

• Preste atenção à agitação.
1. Meça as quantidades de gasolina e óleo a serem misturadas.
2. Coloque alguma da gasolina num recipiente de combustível limpo e aprovado.
3. Deite o óleo todo e agite bem.
4. Deite o resto da gasolina e agite novamente durante, pelo menos, um minuto. Uma vez que alguns óleos podem ser difíceis de agitar, dependendo dos respetivos ingredientes, é necessário estes sejam bem agitados para que o motor tenha uma duração mais longa. Tenha em atenção que, se a agitação for insuficiente, existe um perigo maior de gripagem precoce do pistão, devido a uma mistura anormalmente inadequada.
5. Coloque uma indicação clara no exterior do recipiente para evitar misturas com gasolina ou com o conteúdo de outros recipientes.
6. Indique o conteúdo no exterior do recipiente para uma fácil identificação.

Para abastecer a unidade:
 
1. Desenrosque e remova a tampa do depósito. Coloque a tampa num local sem poeira.
2. Adicione o combustível ao depósito de combustível até 80% da capacidade total.
3. Aperte bem a tampa do depósito e limpe quaisquer derrames de combustível à volta da unidade.
Aviso
1. Escolha um chão firme para o abastecimento.
2. Afaste-se pelo menos 3 metros (10 pés) do local de abastecimento de combustível antes de arrancar o motor.
3. Pare o motor antes de reabastecer a unidade. Nessa altura, certifique-se de que agita sufi cientemente a mistura de gasolina no recipiente
 
PARA PROLONGAR PARA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, EVITE:
 
1. COMBUSTÍVEL SEM ÓLEO (GASOLINA PURA) provoca muito rapidamente danos graves nas peças internas do motor.
2. MISTURA DE GASOLINA COM ÁLCOOL - Pode provocar a deterioração das peças de borracha e/ou de plástico, e a perturbação da lubrificação do motor.
3. ÓLEO PARA UTILIZAÇÃO NO MOTOR DE 4 TEMPOS Pode causar o entupimento da vela de ignição, o bloqueio da porta de escape ou fazer com o segmento do pistão fique preso.
4. As misturas de combustível que não tenham sido utilizadas durante um período de um mês ou mais podem obstruir o carburador e fazer com que o motor não funcione corretamente.
5. No caso de armazenamento do produto durante um longo período de tempo, limpe o depósito de combustível após esvaziá-lo. Em seguida, ative o motor e esvazie o carburador do combustível compósito.
6. Para eliminar um recipiente de mistura de óleo usado, faça-o apenas num centro de eliminação autorizado.
 
Utilização:
Altamente inflamável. Ao reabastecer, desligue o motor e mantenha-o afastado de chamas abertas.
• Após encher o depósito com o combustível, aperte bem a tampa.
 
Para arrancar o motor:
  • Antes de arrancar o motor, certifique-se de que a válvula da torneira regressou à respetiva posição. Começar com a válvula da torneira ainda puxada para fora é perigoso, uma vez que os líquidos químicos podem sair do bocal assim que o motor arrancar.
  • Para arrancar o motor, coloque o pulverizador numa superfície ou plataforma estável e plana. Se o pulverizador estiver instável, a reação no arranque, etc., pode fazer com que caia.
 
• Não permita que os líquidos químicos ou a água do depósito saiam enquanto o motor estiver a trabalhar. Se o motor trabalhar vazio, tal pode provocar danos na bomba de pulverização.
• Certifique-se de que o óleo de engrenagem está cheio até ao meio do visor do nível de óleo. Se tal não for sufi ciente, desaperte o parafuso superior e encha o óleo de engrenagem.
 
  1. Com o dedo, prima algumas vezes o acionador na parte inferior do carburador, até o combustível começar a fluir através do tubo transparente.
  2. Levante a alavanca do estrangulador, situada no lado direito do filtro de rede do ar, até que esteja na posição "fechada".
  3. Defina o botão de regulação de pressão para as condições de pulverização adequadas. O botão de regulação de pressão é utilizado para controlar a quantidade de pressão que a bomba produz. Quando definido, a pressão em excesso é conduzida novamente para o depósito de alimentação para garantir a máxima pressão de saída na vareta. Para definir a pressão, siga as seguintes instruções:
• Rode no sentido horário para aumentar a pressão ou no sentido anti-horário para diminuir a pressão.
• Para bloquear o botão de regulação de pressão, aperte a placa de bloqueio de pressão para a direita.
  1. Coloque o pulverizador num local estável e puxe o botão de arranque com a mão direita, enquanto segura no depósito do pulverizador com a mão esquerda. Primeiro, o botão de arranque deve ser puxado levemente e, em seguida, quando sentir resistência, deve ser puxado de forma mais rápida e vigorosa.
 
• Não puxe o cabo completamente para fora nem liberte o botão de arranque para que a corda volte à respetiva posição, uma vez que tal pode causar uma avaria no arranque.
  1. Depois de o motor ligar, abra gradualmente a alavanca do estrangulador e aqueça a baixa velocidade durante 1-2 minutos.
 
• Se o cabo for puxado continuamente com o estrangulador fechado, a vela de ignição pode ficar encharcada e o motor pode não arrancar. Se tal acontecer, comece por retirar a vela de ignição, seque os elétrodos e, em seguida, repita o procedimento de arranque.
 
Para parar o motor:

• Em caso de emergência, pare o motor de imediato.
 
1. Baixe totalmente a alavanca do acelerador e deixe arrefecer o motor durante 1-2 minutos a baixa velocidade.
2. Mantenha premido o interruptor de paragem no lado esquerdo da estrutura do pulverizador até o motor parar completamente.
 
• Exceto no caso de uma emergência, evite parar o motor enquanto puxa o acelerador.
 
Para pulverizar:
 
• Faça uma utilização correta, respeitando as precauções deste manual.
• Antes de colocar o pulverizador às costas, verifique se as tampas do depósito do pulverizador e do depósito de combustível estão bem fechadas.
• Ao pulverizar, não aponte o bocal na direção da sua cara ou da de outras pessoas, animais, etc.
• Se o pulverizador estiver demasiado inclinado, o líquido químico ou o combustível pode começar a derramar através dos orifícios de ar na tampa. Ao utilizar, tente sempre manter uma postura vertical.
• Se o depósito do pulverizador esvaziar durante a pulverização, coloque imediatamente o motor na rotação mais baixa. Trabalhar com o motor vazio pode partir a bomba de pulverização.
• Evite utilizar vários bocais, bocais de jato ou outros bocais que proporcionem um grande volume de pulverização, uma vez que a eficiência da pulverização é, por vezes, reduzida devido à pressão insuficiente.
 
Procedimento de pulverização:
 
1. Arranque o motor,
2. Coloque o pulverizador às costas.
3. Ajuste a faixa de transporte ao comprimento adequado para transporte.
4. Aumente a rotação do motor,
5. Abra a válvula da torneira. O líquido químico começa a sair do bocal sob a forma de neblina.
6. Ao parar de trabalhar, feche totalmente a válvula da torneira e reduza a rotação do motor.
  
Limpar após concluir a pulverização:
 
  1. Desaperte a tampa de drenagem de líquido, transfira o líquido químico restante no interior do depósito para um recipiente adequado e proceda de forma adequada prestando a devida atenção à segurança.
  2. Coloque cerca de 5 litros de água limpa no depósito do pulverizador, pulverize através do bocal durante 2-3 minutos e, em seguida, drene a água restante do depósito.

• Certifique-se de que motor parou e arrefeceu antes de realizar qualquer trabalho de assistência na máquina. O contato com o silenciador quente pode resultar em ferimentos pessoais.
• Não modifique o pulverizador nem desmonte o motor.
• Se tiver de substituir peças, utilize peças originais Husqvarna ou peças indicadas.
 
Para verificar o filtro de rede do ar:
 
• Após cada 25 horas de trabalho, retire a cobertura do filtro de rede do ar e inspecione o filtro de rede do ar. Se estiver demasiado sujo, lave-o cuidadosamente em água morna e detergente neutro, e coloque-o novamente na respetiva posição original depois de o secar bem.
• Se o filtro de rede do ar estiver deformado ou danificado, substitua-o por um novo.
• Se o filtro de rede do ar estiver bloqueado, a eficiência do motor será reduzida. Além disso, o interior do motor irá sofrer um desgaste anormal se for utilizado sem o filtro ou se for continuamente utilizado com um filtro deformado ou danificado instalado.
 
Para verificar o filtro de combustível:
 
• Após cada 25 horas de trabalho, esvazie o depósito de combustível, retire o filtro de combustível do depósito e remova toda a sujidade. Se o filtro de ar estiver demasiado obstruído, substitua-o por um novo.
• Se o filtro de combustível estiver obstruído, a rotação do motor pode ser limitada ou poderão ocorrer flutuações de rotação.
• Se o motor for utilizado sem um filtro de combustível, a sujidade irá acumular-se no carburador e provocar avarias no mesmo.
 
Para verificar a vela de ignição:
 
• Não toque na vela de ignição diretamente com as mãos imediatamente após o funcionamento, uma vez que existe o risco de queimaduras devido a temperaturas elevadas.
• Após cada 25 horas de trabalho, retire a vela de ignição e remova a sujidade dos elétrodos com uma escova metálica ou semelhante.
• A distância correta entre os elétrodos é de 0,6 a 0,7 mm.
• Ao substituir as velas, utilize os itens indicados.
• Se for absorvido demasiado combustível ou for utilizado óleo de má qualidade, os elétrodos da vela de ignição ficam sujos, dificultando o arranque do motor.
• Tenha em atenção que utilizar velas de ignição diferentes das indicadas pode fazer com que o motor não funcione corretamente ou que sobreaqueça e fique danificado.
• Para instalar a vela de ignição, primeiro rode a vela até que fique apertada manualmente e, em seguida, aperte-a mais um quarto de volta com uma chave de caixa.

Para ajustar a rotação do motor:
 
• Apesar de o motor ser ajustado ao sair da fábrica, após uma utilização recorrente, por vezes, poderá necessitar de reajustes ou manutenção. Consulte o seu fornecedor original para obter informações sobre tarefas de inspeção e manutenção além das apresentadas abaixo.
 
Para ajustar a velocidade de marcha em vazio:
 
• Se o motor for abaixo ou se a bomba continuar a mover-se quando na posição de marcha em vazio com a alavanca do acelerador completamente em baixo, reajuste a rotação do motor utilizando o regulador da rotação em vazio do lado esquerdo do carburador.
 
Rode o parafuso de ajuste da marcha em vazio:
 
• No sentido anti-horário para reduzir a rotação do motor
• No sentido horário para aumentar a rotação do motor
• Aqueça o motor antes de ajustar a velocidade de marcha em vazio.
 
Para ajustar a folga do cabo do acelerador:
 
• A folga do cabo do acelerador deve ser de 1 a 2 mm.
• Pegue no cabo do acelerador na extremidade do carburador e dê um puxão leve após a alavanca do acelerador regressar totalmente à respetiva posição.
• Volte a ajustar a posição da porca de retenção do cabo, se a folga for demasiado grande ou demasiado pequena.
• Desaperte a porca de bloqueio e rode a porca de retenção do cabo no sentido horário (apertar) para aumentar a folga e no sentido anti-horário (desapertar) para a reduzir.
• Após o ajuste, aperte a porca de retenção do cabo apertando a porca de bloqueio.
 
 
Para verificar o bocal de pulverização:
 
Um bocal de pulverização obstruído pode provocar a diminuição da pressão e do fluxo de pulverização. A pressão excessiva volta ao depósito do pulverizador. Para corrigir o problema, limpe imediatamente a extremidade de pulverização, seguindo as seguintes instruções:
1. Pare o motor e retire a unidade das costas do operador.
2. Desligue a barra de pulverização do conjunto da mangueira de pulverização. 3. Para retirar a tampa do bocal, rode no sentido anti-horário.
4. Inspecione a extremidade de pulverização e o tensor de metal da barra de pulverização de 3 bocais quanto a qualquer material estranho que esteja a entupir ou a obstruir o bocal de pulverização.
Se estiver danificado, substitua-o.
5.Volte a instalar a tampa do bocal e a barra de pulverização no conjunto da mangueira de pulverização (aperte manualmente). 

Para verificar o nível do óleo de motor:

O nível de óleo deve ser verificado antes de cada utilização.

1. Certifique-se de que o pulverizador se encontra numa superfície plana.
2. Para aceder à parte posterior da bomba, apenas precisa de desapertar os botões do acolchoamento traseiro superior.
3. Verifique se o óleo está no nível 1/3-1/2 (aprox. 100 ml) no visor do nível do óleo.
4. Substitua e volte a apertar os botões do acolchoamento traseiro no devido lugar antes de utilizar.

NOTA

• NÃO tente efetuar qualquer manutenção de óleo nesta bomba.
• A bomba é pré-lubrificada e selada na fábrica. Se for necessário voltar a encher, consulte um revendedor autorizado ou um centro de assistência.
• Inspecione periodicamente o silenciador quanto a fixadores soltos, quaisquer danos ou corrosão. Se encontrar sinais de fuga de escape, pare de utilizar a máquina e repare-a imediatamente.
• Tenha em atenção que se não o fizer, o motor pode incendiar-se.
 
Realize os procedimentos após cada 100 horas de trabalho:

1. Retire o silenciador, insira uma chave de fendas na ventilação e limpe qualquer acumulação de carbono. Limpe qualquer acumulação de carbono na ventilação de escape do silenciador e na porta de escape do cilindro ao mesmo tempo.   
2. Aperte todos os parafusos, porcas e encaixes.
3. Verifique se o óleo ou o lubrificante invadiu o espaço entre o revestimento e o tambor da embraiagem. Caso tal tenha acontecido, limpe utilizando gasolina sem chumbo isenta de óleo.
Para verificar a ventoinha de arrefecimento do ar:
• Não toque no cilindro, no silenciador nem na vela de ignição diretamente com as mãos imediatamente após parar o motor. O motor pode ficar muito quente quando em funcionamento e, se o fizer, pode resultar em queimaduras graves.
 

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