Muitas pessoas não resistem ao olhar de pidão de seus cachorros e oferecem ao animal um pedacinho do que estão comendo. Na maioria das vezes, os agrados são inofensivos. No entanto, há algumas comidas prejudiciais à saúde canina. Chocolate, uva e leite não são alimentos para cães, mas exemplos que podem causar problemas como diarreia, insuficiência renal e parada cardíaca.

“A domesticação praticamente adaptou o cão à dieta humana. Em comparação com o homem, o cachorro só precisa de um pouco mais de proteína e menos de carboidrato”, diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Massas, pães, carnes e boa parte das frutas e legumes não fazem mal ao bicho e são alimentos para cães.

Segundo a veterinária Ane Amaral, professora da Universidade de Santa Maria (UFSM), o cachorro não é muito seletivo nas escolhas alimentares e, para piorar, come compulsivamente. “Como a espécie costumava viver em matilha, a incerteza de que sobraria comida fazia o cachorro comer até acabar tudo”, diz Ane. Por causa dessa herança, o cão ingere praticamente qualquer alimento oferecido a ele, característica que contribui para o sobrepeso. “A obesidade pode ser o agente complicador de doenças respiratórias e cardiovasculares. Cabe ao dono controlar as comidas e o tamanho das porções”, afirma Wagner Luis Ferreira.

Leia também: Cachorro obeso: quais os perigos e como evitar

Quais alimentos para cães são perigosos

Chocolate

Um dos principais itens na lista, o chocolate pode parecer inofensivo, mas causa muitos danos para os cães. O cacau possui uma substância chamada teobromina. Esse componente estimula o sistema nervoso e aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. “Em cachorros, o alimento pode causar uma parada cardíaca ou uma convulsão”, diz a veterinária Ane Amaral, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um fator agravante é que o paladar do cachorro gosta (e muito) do sabor doce.

Leite

Por volta dos 40 dias de vida, o cão já desenvolveu dentição para ingerir alimentos sólidos e não precisa mais de leite. Se a bebida deixar de ser oferecida ao animal, a lactase intestinal, enzima que digere a lactose, se tornará inativa e perderá a capacidade de digestão. Caso o animal tome leite depois de adulto, poderá ter diarreia. “Além disso, o leite da vaca tem mais lactose que o da mãe canina, o que pode aumentar o risco de diarreia”, diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Uva

Os veterinários ainda não sabem explicar por que, mas alguma substância presente na uva faz mal para o cachorro. “A ingestão da fruta pode causar insuficiência renal aguda no animal”, diz a veterinária Ane Amaral.

Alho e Cebola

O alho e a cebola têm, respectivamente, dissulfeto de alipropila e alicina. Essas substâncias oxidam as células vermelhas e levam à destruição da hemoglobina. A hemoglobina dos cães se oxida mais facilmente do que a dos humanos. O animal pode desenvolver anemia se consumir comidas temperadas com alho e cebola.

Produtos com Cafeína

A cafeína presente em refrigerantes faz mal aos cães. Assim como o chocolate, a substância acelera os batimentos cardíacos e estimula o sistema nervoso. Como consequência, o cachorro pode sofrer uma parada cardíaca ou uma convulsão.

Bacon

Por mais que os cães se sintam atraídos pelo cheiro, não é uma boa ideia compartilhar nem um pedacinho do bacon com os pets. Comidas, e principalmente carnes, muito gordurosas são prejudiciais ao organismo do animal e afetam a absorção de nutrientes. À longo prazo, a ingestão de bacon pode causar problemas no pâncreas dos cachorros.

Carne crua

Nenhum tipo de carne crua é recomendada para a dieta do seu animal. Os alimentos para cães devem ser muuito bem cozidos para evitar a contaminação de vermes, bactérias e protozoários

Ossos

Ossos de todas as origens — principalmente os ocos por dentro, como os de galinha — são perigosos e não são alimentos para cães. Eles possuem farpas que podem machucar a mucosa do esôfago, estômago ou intestino, além de obstruir algum desses órgãos. “Em termos nutricionais, o osso é desnecessário para o cão. Para agradar o bicho, é melhor oferecer aqueles industrializados, próprios para cachorros”, diz Wagner Luis Ferreira.

Para uma alimentação balanceada, você deve oferecer para o seus cachorros uma ração de qualidade, específica para a idade o raça, que possua os nutrientes que seus cães precisam. Confira as opções de rações disponíveis no site da Agroline clicando aqui.