alimentacao-equinos

Os nutrientes mais importantes para os equinos, em ordem crescente, são: água, energia, proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas e sal. Sendo assim, para uma alimentação de cavalos equilibrada, é preciso que esses nutrientes sejam  fornecidos adequadamente.

A água é um dos nutrientes mais importantes e seu consumo é imprescindível para reparar as perdas de líquido do organismo que ocorrem sob a forma de urina, fezes, salivação, respiração e sudação, além das perdas durante a gestação.

cavalo consome entre 30 e 40 litros de água por dia. O fornecimento de água de boa qualidade é essencial para a sua saúde. Os equinos consomem mais água no verão, após exercícios pesados, ou mesmo quando comem fenos de leguminosas ou determinados concentrados.

Depois da água, sem dúvida, os nutrientes mais importantes são os carboidratos, as gorduras e as proteínas, os grandes responsáveis pela produção de energia.

pecuarista deve saber que, como consequência de seu temperamento inquieto, o cavalo gasta uma quantidade maior de energia que o bovino. As necessidades para o trabalho muscular são variáveis, pois envolve aspectos diversos, desde um trabalho intenso e de curta duração (como o hipismo clássico e rural) até uma competição (como um concurso de marcha ou um enduro).

O período de lactação provoca um estresse maior sobre a égua, se comparado aos demais períodos da gestação. Sendo assim, o suprimento adequado de energia durante a lactação é muito importante, pois, além de estar relacionado com o desenvolvimento do potro, a égua pode emagrecer muito se as necessidades para a produção de leite não forem supridas.

As  proteínas são consideradas de alta qualidade quando possuem grande número de aminoácidos essenciais. Caso contrário, são consideradas de baixa qualidade. Dessa forma, as proteínas contidas nos farelos de soja, carne e peixe são consideradas de alta qualidade. No entanto, as contidas no farelo de algodão são de baixa qualidade.

O criador deve saber que a qualidade da proteína não é importante para o animal adulto, pois as bactérias de seu trato intestinal produzem todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes, já que suas exigências em proteínas são menores que nos animais em crescimento.

Quando os cavalos recebem um teor inadequado de proteína, todo o processo vital fica prejudicado.  Caso haja uma ingestão de proteína acima do necessário, esta será transformada em energia e utilizada de imediato ou armazenada em forma de gordura, para posterior utilização como energia.

Sempre é bom reforçar que a falta de nutrientes natural requer cuidados, por isso a importância da suplementação dos equinos, na Agroline você encontra uma linha completa de suplementos para equinos, enviamos para todo Brasil.

Fonte: Portal Agropecuário