Vermifugar o cavalo é uma etapa fundamental na criação dos animais. Além da prevenção das doenças, essa atitude melhora a qualidade de vida dos equinos como um todo. Por isso, é fundamental que os criadores mantenham contato direto com o veterinário para fazer a vermifugação completa.

Atualmente, existem diversos princípios ativos eficazes na prevenção de doenças causadas por vermes. Por exemplo, aqueles feitos à base de avermectinas e milbemicinas podem extinguir totalmente a quantidade de ovos por gramas de fezes nos seus animais, como mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas.

E, então, você sabe quando é o melhor momento para vermifugar seu cavalo? Quais são os fatores que influenciam na eficácia da vermifugação? Para evitar danos aos animais e prejuízos aos proprietários é preciso vermifugar seu cavalo corretamente. Por esse motivo, preparamos um post completo sobre esse tema. Veja tudo que você precisa saber sobre a prevenção de verminoses em equinos agora!

Por que vermifugar seu cavalo?

Vermifugar o cavalo é importante para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais. Além disso, outro fator importante da prevenção das verminoses está na redução – ou extinção total – da carga parasitária no ambiente em que os cavalos vivem.

As doenças parasitárias afetam diretamente a saúde e desempenho dos animais. Os danos podem variar desde diminuição do apetite, pelo arrepiado e seco, deficiência na absorção de nutrientes, perda de peso, lesões de pele, prurido anal, desidratação, cólicas recorrentes, diarreias e, dependendo da gravidade, pode levar o animal a óbito.

Por esse motivo, os criadores de equino devem sempre manter a administração de vermífugos sempre em dia. Principalmente se a ideia é ter um cavalo musculoso e imponente.

Quando realizar a vermifugação?

O ideal é começar a vermifugar seu cavalo desde cedo. O ideal é que os potros recebam doses de vermífugos a partir da quarta semana. Durante o primeiro ano de vida do animal, o indicado é repetir os ciclos a cada 30 dias. Depois, o intervalo deve ser de 60 dias.

Além disso, a duração desses ciclos pode variar de acordo com as necessidades dos animais. Lembre-se de consultar e seguir as orientações do médico veterinário e ficar atento ao grau de infestação dos parasitas indicados pelos exames.

Está gostando deste conteúdo? Então, aproveite para conferir nossas dicas sobre as selas para cavalos!

Qual o melhor vermífugo para o cavalo?

O melhor vermífugo para cavalo é aquele à base de Ivermectina. A maioria deles têm eficácia de 100% contra vermes redondos e larvas de Gasterophilus sp. Além de combater até 87% das tênias presentes nos equinos. Isso garante a boa qualidade de vida dos seus animais.

Existem várias opções de vermífugo para cavalos disponíveis no mercado, com composições diferentes. É importante realizar o rodízio de princípios ativos, para que os parasitas não desenvolvam resistência aos medicamentos. Na nossa loja online, você encontra uma variedade dos melhores produtos para garantir a proteção dos seus equinos!

Veja uma lista com os principais deles:

Equest

O Equest é um vermífugo oral e é de fácil aplicação. Ele é o único produto com ação 100% carrapaticida, além de atuar na prevenção dos demais parasitas. Sua formulação conta com 20 g de Moxidectina a cada 100 g de medicamento.

Tal produto é tão comum e usado entre os criadores de equinos, que temos um post completo sobre como deve ser sua administração. Veja mais sobre esse assunto e aprenda como usar o Vermífugo Equest!

Equitrat Gold

Um dos vermífugos para equinos mais tradicionais é o Equitrat Gold. Ele conta com uma composição de 1,87 g de Ivermectina. É um endectocida de amplo espectro, de uso exclusivamente oral. Indicado para tratamento e controle de verminoses gastrointestinais, controle de microfilárias e eficaz contra pequenos estrôngilos adultos e larvas de 4º estágio incluindo as espécies resistentes aos benzimidazóis. Dermatoses causadas por larvas cutâneas de Habromena spp. (”Feridas de Verão” ou “Esponjas”).

Handicap Equinos

O Handicap Equinos tem 1,2 g de Ivermectina, 15 g de Praziquantel e 44 g de Ranitidina na sua composição. É um vermífugo de amplo espectro para controle das verminoses causadas pelos pequenos e grandes estrôngilos, bem como outros nematódeos. Seguro em éguas prenhas e potros acima de 6 semanas.

Dorax Plus

Este é outro vermífugo formulado com 0,12 g de Doramectina e 11,5 g de Pamoato de pirantel. O Dorax Plus é ideal para equinos no tratamento das parasitoses causadas pelos vermes redondos e chatos. Os quais são sensíveis à associação entre a doramectina e o pirantel.

Se você se preocupa com o bem-estar dos seus equinos, não se esqueça de cuidar corretamente dos cavalos no verão!

Eqvalan Gold

O Eqvalan Gold é formulado com 1,55 g de Ivermectina e 7,75 g de praziquantel. Indicado para o tratamento e controle de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares dos equídeos, além de vermes chatos (tênias). Eqvalan Gold apresenta alta eficácia contra grandes e pequenos estrongilos, nos estágios adultos e imaturos. Controla o Parascaris equorum nos estágios adultos e migratórios, os vermes gástricos em suas formas gástrica e cutânea e muitos outros

Confira outras opções de vermífugos para equinos! Os melhores deles estão disponíveis em nossa loja virtual. Acesse e veja todos os produtos no nosso site e aproveite as condições especiais para os produtos de venda exclusiva!

Como saber se o cavalo está com verme?

Basta ficar de olho nos sintomas físicos e realizar periodicamente o exame OPG, cujo significado é ovos por gramas de fezes. A partir disso, têm-se ideia do grau de infecção por vermes em nossa criação.

Ele monitora o grau de infecção por endoparasitas (vermes redondos) presentes nos cavalos da propriedade. O OPG também indica quando se deve vermifugar. Afinal, quando a concentração está entre 200 a 400 ovos por gramas de fezes é o momento que os antiparasitários devem entrar em ação, independente da fase do ciclo.

Na impossibilidade de se fazer o exame, é fundamental respeitar o intervalo de 60 dias entre as vermifugações. Outro ponto de atenção é que algumas raças de cavalo são mais propensas à proliferação de parasitas. Por esse motivo, lembre-se de manter um contato direto com o seu médico veterinário de confiança.

Quais fatores contribuem para a proliferação de vermes?

A idade, a raça, o ambiente, os hormônios e até a alimentação contribuem para a proliferação dos vermes nos equinos. Por esse motivo, o vermífugo é apenas uma das ações necessárias para ter o controle dos parasitas. Isto é, deve-se levar em consideração vários outros fatores. Confira alguns deles:

  • Os animais jovens são mais sensíveis à verminose do que os animais adultos.
  • Algumas raças como PSI, Quarto de Milha, Árabe, são mais sensíveis à verminose do que outras como Campolina, Mangalarga Marchador e Crioula.
  • Devido à presença do hormônio progesterona que mantém a gestação e ocasiona uma diminuição nas defesas da égua, estas tornam-se mais sensíveis à verminose do que as éguas vazias.
  • Os piquetes mais úmidos também propiciam um maior desenvolvimento dos ovos e das formas larvais dos vermes.
  • Animais que recebem uma boa alimentação e suplementação de minerais são mais resistentes do que os animais debilitados.
  • Quanto maior a população de cavalos em um mesmo piquete/pasto, maior a contaminação por ovos e larvas.
  • A higiene é fundamental, por isso sempre lave as mãos antes e depois de manusear qualquer produto veterinário.
  • Nunca esqueça que é muito importante que você sempre consulte um médico veterinário para garantir a boa saúde de seus animais.

Entender quando vermifugar o cavalo é fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, essa atitude vai prolongar a vida de todas as outras cabeças presentes no seu pasto, haras ou piquete. Lembre-se de respeitar os ciclos entre cada antiparasitário e ficar de olho nos sintomas de proliferação, assim como realizar o exame OPG periodicamente.

Não podemos esquecer da suplementação alimentar, principalmente quando o assunto é qualidade de vida para os equinos. Principalmente para aqueles criadores que desejam que seus animais sejam fortes e resistentes. Se esse é o seu caso, confira todas as vantagens da creatina para cavalos!