A placenta é parte importantíssima da gestação.  A retenção de placenta, porém, é uma falha comum no momento do parto. Acontece com taxas que vão de 3% a 12% dos casos.  A Placentina pode ser usada para provocar contrações do útero durante o parto, para expulsão do feto ou da placenta. Também ajuda na expulsão de secreções patológicas contidas no útero entre outros casos.

O que é a retenção de placenta?

Assim como nos humanos e em outros mamíferos, os bovinos necessitam da placenta para a passagem de nutrientes do organismo materno para o feto. No momento do parto, a placenta é naturalmente expulsa do corpo do animal, junto com o recém nascido. Na retenção da placenta há uma falha na expulsão da membrana que pode continuar no corpo da vaca parida.

Em casos normais, as membranas são expulsas dentro de 12h do parto. Se demorar de 12 a 24h após o parto, é considerada uma expulsão retardada.  Já a retenção da membrana acontece nos caos que a placenta que não for expulsa dentro de 24h.

As chances aumentam aumentam em casos de aborto, parto prematuro, parto de gêmeos e parto induzido.

Como usar Placentina no tratamento da retenção de placenta?

As propriedades do produto que garantem sua ação! A Placentina contém em sua formulação a ocitocina. É um hormônio que promove o aumento das contrações de toda a musculatura lisa. Principalmente na musculatura lisa do útero no momento do parto, ajudando a expulsão do feto e da placenta e controlando a hemorragia.

placentina_02

Age também nas glândulas mamárias. Através de um aumento das contrações da musculatura lisa dos canais galactóforos impulsionando o leite contido nos alvéolos para as cisternas aumentando deste modo o fluxo de leite.

Outras indicações da Placentina

Atonia uterina: Para provocar as contrações do útero durante o parto para expulsão do feto ou da placenta ( retenção da placenta ). Deve ser utilizada somente em casos de partos normais, é contra indicada em casos de partos distócicos ou em casos de obstrução mecânica.

Metrites e piometras: Para ajudar a expulsão das secreções patológicas contidas no útero.

Cólicas coprostáticas dos Cavalos: Em casos de retenção fecal, por atonia intestinal, deve ser administrada, após a administração do Purgante Salino U.C.B. ou oleoso, neste caso é contra indicado o uso em éguas prenhas.

Hemorragias pós-parto: É indicado como coadjuvante.

Retenção de leite: Para favorecer o início da lactação.

Para fazer o uso correto da Placentina, é necessário administrar o produto por via subcutânea. A dosagem deve ser feita de acordo com a descrição da bula e à critério do médico veterinário.

Compre diretamente pelo site da Agroline, enviamos para todo Brasil.

Post de 08/09/2015 editado em 28/08/2018 para adicionar informações