Equinos em geral são muito sensíveis a remédios, deve-se tomar muito cuidado ao aplicar qualquer tipo de medicamento veterinário, uma dose errada pode intoxicar e até derrubar seu cavalo. Vamos mostrar uma maneira simples e eficiente de como eliminar carrapatos de seu cavalo.

Quais as consequências dos carrapatos nos equinos

Os carrapatos são ectoparasitas que se alojam no corpo dos animais e causam muito incômodo além de doenças. Os parasitas se alimentam do sangue do equino e por isso ferem o couro do animal. A infestação dos carrapatos pode abris feridas que ficam suscetíveis à outras infecções, além de causar incômodo e dor nos animais.

Além dos danos gerados pelaferidas caudadas, os carrapatos ainda são transmissores de doenças. O carrapato estrela, o mais comum nos equinos, pode transmitir a babesiose e a febre maculosa. Por isso é tão importante eliminar carrapatos.

Como eliminar carrapatos em equinos

Uma opção eficaz para eliminar carrapato sem causar danos ao cavalo é a pulverização. O animal infestado precisa tomar um banho com um medicamento a base de Deltrametrina.  Neste caso nós indicamos o Butox.

BUTOX

O Butox funciona como carrapaticida, para eliminar larvas, ninfas, machos, fêmeas e impossibilitar a postura de ovos férteis. A dosagem segura indicada para os equinos é de 10 mL do produto para 5 litros de água. Para realizar a aplicação é necessário fazer uma pré-mistura. Em um balde com 2 a 4 litros de água, coloque a dosagem do produto indicada. Agite até formar uma mistura homogênea. Em seguida, colocar esta emulsão no pulverizador e, agitando sempre, completar o volume com o restante da água necessária para a pulverização dos animais.

Para eliminar carrapatos é importante tomar cuidado para que o jato do pulverizador tenha pressão adequada para penetrar por baixo dos pelos onde estão agarrados os carrapatos.

Para uma ação mais completa contra os carrapatos, sugerimos que em seguida aplique o vermífugo Equest. O medicamento proporciona 45 dias de proteção, mantendo o seu cavalo livre de carrapatos e outros parasitas externos.

equest-03

O modo de uso do vermífugo Equest é muito simples. Para usar a seringa, basta girar o seu anel de graduação, ajustando a dosagem baseada no peso do animal a ser tratado.

Saiba mais: Como usar o vermífugo Equest também para acabar com os parasitas

Para que mantenha livre dos parasitas recomenda-se que aplique de forma pour-on o Aciendel Plus da Biogenesis, de 25 a 30 dias depois do banho com Butox.

Siga nossos passos e mantenha seu Cavalo livre de carrapatos e parasitas externos.

Confira nossos preços e produtos para eliminar carrapatos. Veja também produtos em pó para eliminar carrapatos.

Postagem de 05 de Julho de 2011 atualizada em 02/08/2018 para acréscimo de informações