A intoxicação por plantas é a terceira maior causa da mortalidade de bovinos no Brasil. Hoje existem cerca de 90 tipos de plantas tóxicas, vamos mostrar algumas das mais temidas em nosso país.

erva-de-rato-toxicaErva de rato (ou cafézinho):  é a doença que mais afeta o rebanho brasileiro, cerca de 80%. Uma de suas características é  ser uma planta muito palatável, o animal não precisa sentir fome para comer. Algumas das regiões mais afetadas são: Mato Grosso, Goias, Pará e Amazonas.

A intoxicação age diretamente no coração, causando a chamada “morte súbita”, por isso muitas vezes é confundida com  acidente ofídico (picada de cobras).

 

paininha-asclepiasAsclepia (Paininha ou Oficial de Sala): A  Paininha é muito confundida com a Erva de Rato, porém apesar de possuir princípios tóxicos ela não provoca mortes. Não é palatável, mesmo com fome, é raro o animal não consumir essa planta.

 

 

Mascagnia-cipo-prataMascagnia(Coerania ou Cipo Prata): Também causa morte súbita, atinge o coração e provoca parada cardíaca. É encontrada em todo território do Brasil, porém tem grande incidência no Rio Grande do Sul. Se torna muita chamativa e palatável para os Bovinos, principalmente em épocas de seca.

tetrapterys-cipo-ferro

 

Tetrapterys (Cipó ferro ou Cipó Rruão): Causa insuficiência cardíaca congestiva, com edemas. Também causa aborto se afetar vacas prenhas e emagrecimento progressivo. Presente em todos os estados da região Sudeste. Mesmo na seca a planta se mantém verde, atraindo os animais.

samambaia-do-campoSamambaia do Campo: Muito comum em todo Brasil, normalmente é ingerida quando se inicia a brotação, provoca sangramento na bexiga, hematuria, por isso se confundem com leptospirose, pois o animal começa a urinar sangue. Nestes casos, antes de iniciar o tratamento, deve-se verificar na propriedade se não existem muitos focos da planta.

 

A intensidade da intoxicação depende de qual planta foi ingerida e da quantidade da planta ingerida pelo animal, na maioria dos casos é necessário que o animal coma muitos arbustos para ficar em estado crítico de intoxicação, por isso a importância de cuidar bem de todo pasto.

Os períodos mais propícios são nas épocas de secas, quando as plantas ficam muito atrativas, é onde deve-se tomar cuidado redobrado.

Como tratar?

Assim que verificado a intoxicação, um tratamento muito eficaz é utilizar o Bioxan, uma fonte enérgica que ajuda a reabilitar o animal, usando em conjunto com Hepatoxan, um anti-tóxico com proteção hepática, que vai ajudar o animal a se alimentar mais rápido. Para ter um melhor resultado, o tratamento deve ser iniciado assim que diagnosticado o problema. As dosagens vão variar com o peso do animal.

Para garantir a segurança de seu animal, entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado.

Aproveite nossas dicas e previna-se de prejuízos.

Ficamos à disposição para mais dúvidas.