A saúde de um rebanho leiteiro depende primordialmente da criação adequada dos bezerros recém-nascidos. Cuidados relacionados à higiene da propriedade onde será criado o animal e medidas preventivas em relação à sua saúde possibilitam ao bovino um desenvolvimento mais sadio, o que é bastante vantajoso também ao pecuarista.

Até os seis meses de vida, o bezerro deve receber tratamento diferenciado, pois é durante este período que ocorre a maior taxa de mortalidade e morbidade dos bovinos, devido à sua baixa imunidade e suscetibilidade a infecções e demais enfermidades.

Para evitar estes problemas são facilmente evitados com cuidados simples e que exigirão do fazendeiro apenas a manutenção de sua propriedade. A higienização do ambiente, como já citado, é de grande importância para o crescimento saudável dos bezerros recém nascidos. Para isso, basta manter o ambiente seco e bem ventilado. A limpeza de mamadeiras e baldes utilizados durante o aleitamento impede a aparição de microorganismos hostis, comuns nesse tipo de recipiente em função da composição do leite.

Do mesmo modo, a higienização do animal é fundamental. Por isso, logo após o nascimento do bezerro é necessária a limpeza das mucosas do nariz e da boca, a fim de retirar as membranas capazes de atrapalhar a respiração do animal. Além de prevenir que o gado adquira algum problema respiratório, esse procedimento também mantém o filhote aquecido.

Outros fatores que podem contribuir para problemas respiratórios e situações de estresse do bezerro são as condições climáticas excessivas. Frio demasiado ou calor intenso pode ocasionar sérios problemas. Portanto, um abrigo contra chuvas, correntes de vento e temperaturas extremas auxilia na saúde de todo o rebanho.

Por fim, a alimentação. A vaca ainda em período de gestação deve receber vacinas contra as principais doenças possíveis ao recém nascido. Assim, o colostro produzido será nutritivo o suficiente, apresentando também altos níveis de anticorpos necessários ao filhote.

Já após o parto, o bezerro deve receber uma alimentação composta por leite, alimentos concentrados, feno e capim fresco. Dessa forma, além manter um rebanho leiteiro saudável, o pecuarista poderá também usufruir das vantagens de contar com um gado de qualidade, com garantia e saúde.