O inverno já começou e com ele vêm as temperaturas mais baixas. Você sabia que o seu cavalo também sente frio? Sim! Mesmo sendo mais resistentes que nós, os cavalos no inverno também são sensíveis a temperaturas baixas e por serem acostumados a viverem em baias, sempre protegidos do sol, vento , frio e entre outros, acabam precisando de cuidados extras.

Cavalos no inverno: como saber se estão com frio?

Os cavalos não sentem frio como nós. A zona de conforto térmico do cavalo é inferior à do ser humano, em razão do seu grande volume corporal. Seu corpo gera maior calor, ou seja, uma temperatura que é fria para nós é na verdade mais confortável para o cavalo. Então, como saber se eles estão sentindo frio?

Pelas orelhas: sim, a principal forma de saber se o seus cavalos no inverno estão sofrendo com as temperaturas baixas é observando suas orelhas.  Se as orelhas do cavalo estiverem excessivamente frias, o animal pode estar com frio. É também pelas orelhas que o animal começa a transpirar, o que pode ser um ótimo meio de controle.

Pelo seu comportamento: os animais quando estão com frio tem a tendência de se manterem juntos um dos outros. Os cavalos no inverno quando ficam em campo aberto, irão começar a se agrupar para acumular mais calor.

Pela pelagem: os pelos dos cavalos crescem mais e ficam mais grossos durante o inverno, para que possam servir como uma proteção natural.

Cuidados essenciais com os cavalos no inverno

No inverno é fundamental redobrar a atenção com a alimentação

Quando as temperaturas estão mais baixas, a produção de feno bom é afetada e os preços sobem. Por isso nesta época, a atenção para alimentação do cavalo tem que ser redobrada. O uso de feno de baixa qualidade pode causar cólicas por compactação.

Veja também: Cólica em cavalos, sintomas e como tratar

Cuidados com animais debilitados
Os cavalos fragilizados estão sempre mais suscetíveis aos problemas causados pelo frio. Os muito velhos, os muito jovens, os debilitados por alguma doença recente. Nestas circunstâncias, um quadro simples pode evoluir facilmente para um quadro grave.

É importante estar atento às doenças alérgicas e crises respiratórias, como a Gripe Equina causada pelo vírus Influenza, a Adenite Equina e a Doença pulmonar Obstrutiva Crônica.

Cuidados com cavalos atletas

O cavalo atleta, sob treinamento intenso e submetido a manejo de cocheira, não conseguirá manter seu desempenho ideal se deixado ao relento durante o período de frio intenso.

O aquecimento antes do trabalho deve ser progressivo e lento, assim, além de um rendimento melhor no trabalho proposto será evitado uma série de problemas musculares, tais como , distensões e contraturas musculares.  Não se deve nunca deixar que o cavalo fique molhado na baia.

A umidade é a maior preocupação

Pior que o frio do inverno, a maior preocupação na verdade é com a umidade.  A combinação de frio com umidade, além de baixar ainda mais a temperatura corporal do animal, ainda traz o risco de doenças causadas por fungos.

Por isso, uma das dicas é escolher a hora mais quente do dia para o banho, utilizar água quente e um sistema de aquecimento que acelera a secagem do pelo pode ser uma alternativa.

Capa de inverno

A capa também denominada manta ou cobertor, é uma das peças de vestuário dos cavalos mais comum e muito utilizada. Elas são fundamentais para manter os animais agasalhados nas épocas desfavoráveis tanto durante o dia como noite.

CAPA-FORRADA-ABERTA-MREIS

Podem ser feitas de fibra acrílica ou fibra natural, mas a de fibra acrílica é a menos indicada, porque pode provocar no animal um excesso de transpiração. A capa forrada e fechada no peito sempre é a melhor opção.

Dica: Agroline oferece as capas de inverno da M REIS. Elas são feitas com tecido de nylon resistente, forrada com tecido poliéster liso, fechos de mosquetão e meia argolas resistentes, práticos para tirar e colocar. Possui 2 pregas uma de cada lado para facilitar a movimentação do cavalo. Além disso, são fáceis de lavar e aquece muito bem o animal.

Saiba mais – Capa para cavalo: conheça as opções para proteger os animais neste inverno