O Cydectin é um medicamento que serve para o tratamento e controle de endoparasitas e ectoparasitas em rebanhos de ruminantes. Além disso, ele pode ser ministrado na fase de terminação, bem como garante um período de carência curto para o abate.

Vale ressaltar que o endectocida tem efetividade superior em relação a outros produtos veterinários semelhantes, como exemplo a ivermectina. Isso porque ele é o único medicamento formulado com moxidectina 1%.

Para saber mais sobre o produto, continue lendo o conteúdo. Entenda como ele age no organismo dos animais, quais são as principais indicações e ainda esclareça algumas dúvidas comuns entre os produtores.

Como funciona o Cydectin?

O Cydectin é um produto da Zoetis Veterinária que funciona eficazmente no tratamento e controle de parasitos em bovinos. Os seus resultados se dão através da ação do componente moxidectina, que promete agir até quatro vezes mais potente que os medicamentos similares.

Segundo informações da bula do medicamento, podemos citar que a sua aplicação evita a reinfestação por larvas de Ostertagia spp., Haemonchus sp., Oesophagostomum radiatum e Trichostrongylus axei, por no mínimo 28 dias, e durante 42 dias contra o verme pulmonar Dictyocaulus viviparus.

Em suma, o Cydectin é uma solução injetável subcutânea, a qual deve ser aplicada na frente ou atrás da escápula — de preferência, com uma dose de 2 ml para cada 100 kg de peso corporal*.
Ponto importante: o frasco do medicamento vem com 1 g de moxidectina para cada 100 ml de produto, conforme recomendada na bula do Cydectin.
*No caso de animais com peso superior, a recomendação é dividir a dose da aplicação em diferentes locais no dorso do animal.

mãos segurando seringa em um fundo fosco

Indicações de utilização do Cydectin

O uso de Cydectin é bastante abrangente, tanto para parasitos externos (como moscas e carrapatos) quanto parasitos internos em bovinos e outros ruminantes. Se utilizado na dose recomendada possui ampla margem de segurança.

Veja quais são os principais agentes que o medicamento combate.

Parasitos internos

Os parasitos internos podem ser um grande problema para o produtor, pois um diagnóstico preciso só acontece depois do surgimento de sintomas que podem prejudicar a produção.

Por isso, a supervisão de um médico veterinário no seu rebanho é muito importante, principalmente durante a fase de terminação. Os principais parasitos gastrointestinais que o medicamento combate, tanto nos estágios adultos quanto nos estágios imaturos, são:

  • Ostertagia ostertagi (incluindo seu estágio hipobiótico);
  • Ostertagia lyrata;
  • Haemonchus placei;
  • Trichostrongylus axei;
  • Trichostrongylus colubriformis;
  • Cooperia punctata;
  • Cooperia pectinata;
  • Cooperia oncophora;
  • Cooperia spatulata;
  • Oesophagostomum radiatum;
  • Nematodirus spathiger;
  • Bunostomum phlebotomum;
  • Trichuris discolor.

Além de todos esses, o medicamento também tem eficácia comprovada na prevenção de reinfestação do verme pulmonar, conhecido como Dictyocaulus viviparus.

Parasitos externos

Para aplicação contra parasitas externos, a dose recomendada é a mesma. E nesse caso em específico, o Cydectin é eficaz contra os parasitos causadores da Sarna, dos piolhos dos carrapatos.

Cydectin X Ivermectina

O Cydectin é um medicamento formulado à base de moxidectina. Segundo um estudo realizado por um pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, enquanto a ivermectina tem uma atividade no organismo do animal que dura no máximo 28 dias, a moxidectina tem uma ação que pode durar até 42 dias.

Ambos os medicamentos atuam de maneira semelhante, mas segundo diversos estudos publicados a moxidectina demonstrou ser mais eficaz no combate a infecção, reinfecção e prevenção de contaminação por parasitos.

Período de carência e precauções no uso de Cydectin

O período de carência para abate de animais tratados com este vermífugo deve ser de no mínimo 28 dias após a última aplicação.

Uma das precauções que se deve ter na aplicação do medicamento é o desenvolvimento de resistência no organismo dos animais por administração repetida e frequente de remédios da mesma classe durante um longo período.

Durante a aplicação, é importante que o produtor, médico veterinário ou funcionário da propriedade tomem alguns cuidados, como evitar o contato direto com a pele e os olhos, lavar bem as mãos em água corrente após a aplicação e também descartar os resíduos e materiais de maneira correta depois da utilização, para evitar impactos ao meio-ambiente.

imagem de veterinário tirando luvas

Pode aplicar Cydectin em bezerros?

O medicamento não é recomendado para bezerros com menos de oito semanas pela sensibilidade característica dos animais novos. Mas atenção: a recomendação do Cydectin deve ser feita por um médico especialista!

O nosso conteúdo é apenas informativo, antes de fornecer esse remédio para o seu animal, consulte o veterinário!

Pode aplicar Cydectin em vacas prenhas?

O Cydectin é contraindicado para vacas prenhes nos 60 dias que antecedem o parto, ou que estão em fase de lactação e que produzem leite para o consumo humano. Exceto nessas condições, o remédio pode ser usado em touros e vacas prenhes sem efeitos negativos na atividade reprodutiva.

A sua aplicação também não é recomendada em cavalos e cães.

imagem de uma vaca prenha em um pasto solto

Onde comprar Cydectin?

Você pode adquirir o medicamento Cydectin no site da Agroline. Além disso, você também encontra diversas categorias de produtos veterinários e conteúdos relevantes para manter o seu rebanho saudável e produtivo. Aproveite!


Continue acompanhando o nosso blog e encontre outros conteúdos como esse! Aproveite e conheça todos os tipos de gado de corte.

Até a próxima leitura!