Cigarrinhas das pastagens: como combater a praga rural

Em: Dicas

9 Out 2012

Apesar de possuir um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, o Brasil tem a sua produção de carne prejudicada em virtude do ataque de insetos que infectam pastos e contaminam rebanhos. Pragas como a cigarrinha das pastagens, que podem ser de diferentes espécies (cientificamente denominadas Zulia entrerianaDeois fravopicta e Deois schac), são as principais causadoras dos danos indiretos ao gado.

Esses insetos sugadores de seiva são responsáveis pela introdução de toxinas salivares nos tecidos vegetais. As consequências são distúrbios biológicos, como a queima, que ocasionam a destruição da clorofila ou acarretam interferências negativas em sua fotossíntese.

Assim, o pasto que serviria de alimentação ao gado passa a ser desagradável ao seu paladar, além de ter sua capacidade nutricional reduzida, prejudicando os animais que o consomem.

A proliferação das cigarrinhas das pastagens se deve, principalmente, ao plantio de grandes áreas de Brachiaria decumbens e Brachiaria humidícula em um curto intervalo de tempo. A causa do crescimento populacional do inseto, então, foi o desequilíbrio ecológico proporcionado pela acessibilidade da planta ao bicho. Outro tipo de pastagem mais suscetível ao aumento da praga é o Capim Elefante (Pennisetum SP).

Felizmente, mesmo nos vegetais citados, o tratamento e o combate a esse tipo de praga pode ser feito de forma eficaz.

Assim como àquelas que são mais propícias ao crescimento das cigarrinhas, existem as pastagens mais resistentes ao inseto. O Braquiarão e o Andropógon apresentam em sua composição vegetal fatores prejudiciais ao desenvolvimento da praga, evitando assim que a mesma se espalhe.

Nesse sentido, uma forma de conter o aumento do número de cigarrinhas das pastagens é utilizar as gramíneas mais resistentes ao bicho em pelo menos 30% da área total utilizada para a alimentação bovina. Uma vez que determinados métodos, como o extermínio químico da peste, podem ser prejudicais ao gramado, o controle biológico define-se como o mais indicado.

Além disso, de acordo com pesquisas, o fungo Metarhizium Anisopliae tem sido utilizado no combate à praga de forma eficaz, auxiliando no controle de diversas espécies do inseto.

Dessa forma, a melhor maneira do pecuarista evitar prejuízos na produção de carne bovina, portanto, é a prevenção do aparecimento da praga, utilizando produtos e métodos naturais e realizando o plantio de gramíneas mais resistentes à proliferação das cigarrinhas das pastagens.

Qualquer dúvida entre em contato conosco por e-mail ou telefone e nosso agrônomo responderá todas as suas dúvidas.

 

7 Respostas para Cigarrinhas das pastagens: como combater a praga rural

Avatar

Airlan

Outubro 17th, 2012 às 18:38

Boa tarde, gostaria de saber se este fungo M. A. e eficaz contra o cupim do solo em residências. Sds Airlan.

Avatar

Agroline

Outubro 18th, 2012 às 19:27

Airlan, boa tarde!

Não temos conhecimento deste fungo. Caso queira, pode fazer um tratamento com o produto chamado Bio Inset (link – http://www.agroline.com.br/produto/buscar/?termo=bioinset&tipo=) e terá um excelente resultado.

Qualquer dúvida estamos á disposição.

Avatar

Irineu De Paula

Março 20th, 2013 às 1:48

Estou com uma infestação grande de cigarrinha em minhas pastagens
o que devo fazer para eliminar?
esperar passar o ciclo ou aplicar um tipo de inseticida.

Avatar

Micaella Azevedo Jardim

Março 25th, 2013 às 15:49

como que eu faço para acabar com a cigarrinha,aonde que eu compro esse remédio e como que eu uso ele,e quanto tempo de carência que eu deixo o gado fora da pastagem contaminado.

Avatar

Agroline

Abril 1st, 2013 às 19:52

Olá Micaella,

Não há nenhum produto especifico para combater a cigarrinha, existe algumas técnicas que podem ser utilizada, mas o ideal é a visita de um agrônomo. Ou também pode consultar a CATI que da um apoio para o agricultor.

Avatar

JULIANO HARTZ

Novembro 11th, 2013 às 20:26

O gramado de minha residência apresenta manchas verde clara, creio ser a cigarrinha da pastagem a responsável pela descoloração.
Eu posso usar o Metarhizium anisopliae ?
Caso não, me indique algo que possa ser feito por mim sem eu ter que contratar um agronomo, pois contratar tal profissional seria muito CARO.

Avatar

Agroline

Janeiro 7th, 2014 às 19:20

Olá Juliano,

É muito difícil afirmar o que pode esta ocorrendo na grama do jardim de sua casa. Acredito não ser cigarrinha, pois não relatou a presença do inseto, o que no caso da cigarrinha é bem nítido. Outro ponto é que a cigarrinha não dá em manchas e sim em área total. Pelo que conta pode ser algum ataque de cupim de forma sub-terranea, roendo as raízes e causando esse aspecto amarelado.

Recomendação:
Aplicar bioinset (fipronil) no gramado, de preferencia a noite e se possível levantar umas das placas e aplicar nas raízes. Tambem pode indicar uma adubação com 10-10-10 para fortalecer essa grama e dar uma coloração mais escura ao verde.

Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.

Comente

Sobre o blog

  • Agroline: Boa tarde Senhor Marcos, O valor do Tiguvon (unidade) é de R$104,00 á vista e de R$109,20 á praz [...]
  • marcos f. nascimento: quero saber o preço e como fasso pra comprar esse produto av e ap [...]
  • Agroline: Olá Carla, Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um médico v [...]
  • Agroline: Olá Glaucia, Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um médico [...]
  • Agroline: Boa tarde Cintia, Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um mé [...]

Enquete

Qual laboratório você utiliza com mais frequência para realizar IATF?

  • Ouro Fino (50%, 6 Votes)
  • Tecnopec (25%, 3 Votes)
  • Pfizer (17%, 2 Votes)
  • Intervet (8%, 1 Votes)
  • Biogenesis Bago (0%, 0 Votes)
  • Shering (0%, 0 Votes)

Votos: 12

Loading ... Loading ...