higienizacao-de-equinos-agroline

Equinos são animais que necessitam de cuidados diários, para que sua saúde e porte sejam protegidos. Além necessidades básicas, como exercícios e alimentação, o cavalo exige ainda uma atenção especial no que diz respeito à sua limpeza e higienização.

Uma limpeza profunda pode levar cerca de uma hora e tem início com a escovação do animal. Sua pelagem deve ser limpa com uma almofaça (de preferência de borracha), removendo sujeiras e marcas de suor e ainda. O processo ajuda ainda a ativar sua circulação sanguínea.

A escovação deve ser feita em movimentos circulares anti-horário, começando pela crina, no topo do pescoço, até a cernelha, dorso, garupa e, por fim, a cauda. Já o focinho deve ser escovado com uma cardoa de fios macios, para que seja possível remover toda a sujeira. As orelhas, olhos e narinas devem ser higienizados com uma esponja úmida.

Crina e cauda devem ser escovadas madeixa por madeixa, lembrando que produtos para desembaraçar os fios podem ser utilizados para facilitar o processo. Especialmente no couto da cauda, uma esponja úmida (à parte) também pode ser usada, exclusivamente, para limpar a região.

Os cascos devem ser limpos com o ferro de cascos (Rinetes), removendo toda sujeira alojada nas ferraduras. A aplicação de óleos também é indicada para garantir hidratação, mas desde que seja orientada por um veterinário.

Banhos só devem ser feitos em último caso, já que a pele do cavalo demora dias até repor a oleosidade que a protege, deixando-o mais vulnerável ao frio e à chuva.

Quando indispensável, o banho deve ser realizado em dias quentes, apenas com água e shampoo – destacando produtos específicos, como os shampoo com repelente de insetos e para controle de parasitas. O ensaboar deve começar pelas patas e depois, subir para o dorso. Já no enxágue, a água deve ser despejada diretamente do topo e seca com uma toalha.

Na crina e na cauda, a dica é, primeiro, umedecer as partes com o auxílio de uma esponja e depois aplicar os produtos, tomando cuidado com os olhos e orelhas do equino.

Ao fim da limpeza, é aconselhado massagear o corpo do cavalo com uma luva própria, normalmente, feita de crina ou couro. A massagem proporciona relaxamento ao animal, completando os cuidados com sua higiene e bem-estar. Vale lembrar que tais cuidados ajudam prevenir doenças e trabalham a favor do controle de carrapatos dos seus cavalos. Assim, os animais estarão sempre dispostos, o que ajuda evitar prejuízos.