Para acabar com o carrapato em seu rebanho e garantir a proteção contra a infestação dos parasitas, é importante realizar, com a orientação do médico veterinário de sua confiança, um método de controle estratégico.

Contudo, algumas dicas de manejo são importantes para mantê-los longe da sua propriedade

Existem várias opções eficazes no mercado para combater e prevenir a presença e os danos do carrapato em sua propriedade. Eles podem ser produtos injetáveis, pour on, para pulverização e até para misturar no sal ou ração. Para entender como aplicá-las, consulte o seu veterinário de confiança.

Neste post você vai ver cinco dicas importantes para acabar com os carrapatos em bovinos, as quais foram adaptadas de um livro da Embrapa. Ao final, veja quais são os produtos mais indicados para isso. Confira!

5 dicas para eliminar os carrapatos de bovinos

Veja nossas cinco dicas para acabar com os carrapatos no seu rebanho. De modo geral, elas englobam estratégias como: uso do carrapaticida, eliminação do ciclo e demais cuidados no manejo. Acompanhe:

1. Aplique no cronograma correto

As estações mais quentes do ano podem prejudicar os bovinos. Afinal esses períodos são os mais propícios para a reprodução dos carrapatos, por isso, nessa época do ano, é importante realizar o tratamento para eliminar os parasitas no rebanho.

Os carrapaticidas são muito mais eficazes quando aplicados ainda durante a fase larvar, antes da ninfa se tornar uma metaninfa.

Veja nosso post com os cuidados com o gado no verão e proteja os seus animais dos principais problemas dessa estação!

2. Escolha o tipo de carrapaticida ideal para o seu rebanho

Existem várias opções de carrapaticidas disponíveis no mercado. Eles podem ser injetáveis, pour on, pulverizáveis etc. Procure um médico veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento para o seu rebanho.

O profissional será capaz de indicar quais os produtos e quando aplicá-los para evitar e controlar os carrapatos que atingem o seu gado.

3. Aplique o antiparasitário em todos animais

Os carrapaticidas devem ser ministrados através da pulverização em banhos ou da aplicação de pour-on. É importante realizar o tratamento em todos os animais do rebanho para que o extermínio do parasita seja completo.

Além disso, a diluição do produto precisa ser feita corretamente, como indicado na bula.

No caso da aplicação com pulverizadores é importante prestar atenção se o jato está ultrapassando o pelo até a pele do animal, para garantir que os parasitas que ficam presos no couro sejam atingidos. Isso deve ser feito em todos os animais da sua propriedade e das diferentes raças de gado.

4. Elimine todo o ciclo

A reaplicação é necessária para fazer efeito em todo o ciclo de vida do parasita para eliminar carrapatos em bovinos. São necessárias de três a quatro aplicações em cada animal para garantir a eficácia completa.

Os intervalos das aplicações variam de 21 a 30 dias, dependendo do produto aplicado e se o seu método de manejo é a pecuária extensiva ou intensiva.

5. Compre os melhores produtos

Existem diversas opções de carrapaticidas no mercado. Dessa maneira, há uma grande variedade de fabricantes, princípios ativos e valores. No que diz respeito ao custo, a variação é enorme, mas quando o assunto são os animais da propriedade, não se deve poupar investimentos.

Em alguns casos, o barato pode sair caro. Por esse motivo, entre em contato com o seu veterinário e tenha a certeza de comprar mosquicidas e carrapaticidas para bovinos de qualidade. Esses produtos garantirão que a aplicação seja efetiva e o ciclo acabe eliminado da maneira correta.

Veja a nossa lista com os melhores carrapaticidas para bovinos e conheça as opções. Continue a leitura!

Melhores carrapaticidas para bovinos

A seguir você verá quais são os principais produtos para acabar com o carrapato do gado. Nossa lista tem opções pour on, injetável e de pulverização. Acompanhe e conheça mais sobre cada um deles e seus princípios ativos:

Acatak Pour On

Formulado à base de Fluazuron 2,5%, Acatak Pour On, atua no controle do carrapato dos bovinos, incluindo as cepas resistentes a organofosforados, amidinas e pireitroide. Além de interromper o ciclo dos carrapatos, o produto impede sua proliferação.

É de fácil administração e garante a proteção do rebanho contra o aparecimento de formas adultas do parasita, por um período entre 8 e 12 semanas. O produto pode ser utilizado tanto para tratamento estratégico quanto curativo, tornando-se o produto ideal para o controle desse tipo de parasita.

Altis Injetável

O Altis é uma opção injetável para combater o carrapato. Também é formulado à base de Fluazuron, na concentração de 12,5%. Apresenta-se pronto para uso e possui fácil aplicação.

Após sua aplicação no animal, o produto entra em contato com os líquidos corporais formando um hidrogel, que promove a liberação gradativa, estável e homogênea do Fluazuron.

Ideal para ser utilizado em programas de tratamento estratégico de carrapatos, principalmente em período chuvoso pela garantia de absorção do produto aplicado.

Colosso FC30

O Colosso FC30 é um ectoparasiticida com formulação pioneira de Fenthion, Cipermetrina e 30% de Clorpirifós. Além de combater o carrapato, também é indicado para bernes e mosca-dos-chifres. Pode ser usado em pulverizações ou em banho de imersão.

É indicado diluir 25 mL de Colosso FC30 em 20 litros de água limpa — ou uma proporção de 1:800 — e agitar bem até a completa homogeneização da calda.

Na pulverização, 3 a 5 litros de calda geralmente são suficientes para molhar todo o animal. Corresponde a aproximadamente 3,7 a 6,2 ml de Colosso FC30/animal. Esse tratamento é feito em dose única.

Attack Plus Gado Limpo

O Attack Plus é um produto natural e fitoterápico. É formulado à base de minerais, vitaminas e aminoácidos: carbonato de cálcio, enxofre pecuário, ácido fólico, ácido nitrotínico, vitamina E, lisina, metionina, sulfato de cobalto, sulfato ferroso, sulfato de cobre penta-hidratado, iodeto de cálcio, selenito de sódio, óxido de zinco, aromatizante red fruits e alho desidratado.

É indicado para prevenção e controle do carrapato nos bovinos. Controla o desenvolvimento do parasita nas formas jovens para as formas adultas. Evita a eliminação de ovos nas pastagens, reduzindo os níveis de infestação no ambiente e no rebanho.

A administração é feita misturando o Attack Plus Gado Limpo no sal ou na ração, de modo que o consumo diário seja de 2 gramas ao dia por animal.

Cuidar do bem-estar dos seus animais é importante para a sua produção. Continue no nosso blog e saiba mais sobre esse assunto. Aproveite e veja como aumentar a produção leiteira do seu rebanho!